A gastronomia representa um dos mais importantes atrativos turísticos de Esposende, permitindo ao concelho destacar-se e posicionar-se como um destino de referência. Com uma diversidade gastronómica, cujas receitas passam de geração em geração, os produtos locais são parte da vida de quem nasce e vive ligado à terra e ao mar.
Num momento particularmente sensível no contexto económico e social, o Município de Esposende apresenta o ESLocal, que ambiciona ser uma alavanca para fomentar e estimular a produção e o consumo dos produtos concelhios.
Assim, um dos nossos desígnios é implementar o conceito Km.0, o qual promove a proximidade entre a produção e o consumo, de forma a que, a distância entre esses dois elementos seja reduzida a “zero”, aumentando o consumo e o escoamento dos produtos endógenos, apoiando assim os produtores locais (agricultores, pescadores, entre outros) e incentivando-os a cuidar da sua profissão como um negócio, protegendo o seu investimento, preservando o meio ambiente e contribuindo para a sustentabilidade do território, com impactos positivos de cariz económico, social e ambiental, numa lógica de economia circular.